twitter
rss

Em Portugal, o Dia da Mãe começou por ser festejado no dia 8 de Dezembro em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal. No entanto, hoje em dia é celebrado no primeiro domingo do mês de Maio.

Um pouco de história
A comemoração deste dia remonta às mais antigas festividades decorrentes na Grécia antiga, aquando da Festa da Primavera, na qual se honrava Rhea, a Mãe de Zeus e de todos os Deuses, na mitologia grega. A mãe dos deuses romanos, Cybele também era celebrada.

No século XVII, a Inglaterra popularizou o “Domingo da Mãe”, comemorado nos dias que antecediam o Domingo de Páscoa, como homenagem a todas as mães do país, sendo mesmo concedido um dia de folga para que se celebrasse este dia.
O Cristianismo instituiu também uma festa para homenagear a mãe da Igreja, Maria, que começou depois a ser associada à celebração do Domingo das Mães.

Porém, o Dia da Mãe tal como o conhecemos tem a sua origem no princípio do século XX, quando uma americana, Annie Jerwis, perdeu a sua mãe e decidiu encontrar uma forma de perpetuar a memória da mãe com uma festa.

A homenagem estendeu-se a todas as mães e, em pouco tempo, a comemoração do Dia das Mães passou a fazer-se em todo o mundo.